© 2016 por Ôti Artesanal

Para saber +

Resgatamos o KOMBUCHA e o GINGER BEER. Ambos são bebidas fermentadas, vivas, efervescentes e não alcóolicas (até 0,5% de álcool residual). Excelente alternativa aos refrigerantes e sucos industrializados!

Também fabricamos artesanalmente granolas e barras de cereais ultra nutritivas, cheia de castanhas e sementes, entre outros ingredientes selecionados. Cheirosa e saborosa!

Tudo feito sob encomenda.

O que é KOMBUCHA?

Surgiu há mais de 2.000 anos, tendo seus primeiros registros na Ásia, depois na Rússia e gradualmente se alastrou pela Europa e atualmente domina o mercado dos EUA e da Austrália. É uma bebida probiótica à base de chá, que combinada ao "Scoby" (colônia simbiótica de bactérias e leveduras), transforma-se em uma bebida naturalmente carbonatada, rica em micro organismos com inúmeros benefícios à saúde. O Scoby é o responsável pelo processo de transformação do açúcar em uma grande diversidade de nutrientes naturais, criando uma bebida suavemente ácida, frisante, rica em vitamina B, enzimas, com altas concentrações de ácido acético, glucurónico, láctico entre outros. Estudos comprovaram sua eficiência na preservação e recuperação da saúde através de suas 4 propriedades: desintoxicação, anti-oxidação, potencial energético e a impulsão da imunidade. 

O que é GINGER BEER?

Esta bebida probiótica elaborada a partir da fermentação selvagem do gengibre, é também outra opção de ingestão de micro organismos vivos, e além disso, contêm componentes ativos que aliviam os sintomas da náusea causada por irritação estomacal e combatem gripes e resfriados devido a presença de uma variedade de óleos naturais como o gingerol e o shogaol. O gingerol também reduz as dores musculares, tendo impacto como analgésico e substância sedativa. Pesquisas recentes, apontam que os mesmos ativos que amenizam a náusea, também podem atuar no cérebro e no sistema nervoso para controle das dores de forma geral. Eficiente no combate aos problemas estomacais, bem como na redução dos níveis de colesterol, conhecido como bom expectorante e excelente estimulante, o gengibre também possui um longo histórico como agente anti-inflamatório, tendo obtido resultados também na melhora do sistema imunológico. 

O que é DISBIOSE?

Disbiose = desequilíbrio da comunidade de micro organismos.

Manter o equilíbrio necessário em nossa microbiota é essencial para a boa saúde. Se a nossa comunidade microbiana é perturbada, os resultados podem ser catastróficos: este desequilíbrio gera maior suscetibilidade a uma série de doenças que afetam o nosso corpo: desordem intestinal como no caso dos celíacos, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal e distúrbios extra-intestinais, como doenças cardiovasculares, diabetes, asma e obesidade. Estão todos ligados a uma microbiota em desequilíbrio.

A disbiose também enfraquece o sistema imunológico como um todo, resultando em infecções respiratórias e da pele, com sintomas de maior intensidade e longevidade. Eczemas e alergias se amplificam através da disbiose. Ainda que o mecanismo preciso é desconhecido, a ingestão de alimentos probióticos tem significante efeito na normalização da microbiota. A disbiose pode ser prevenida e até revertida através do consumo de fermentados em uma base regular.

O que é MICROBIOTA?

A microbiota é a comunidade de microorganismos que reside em diversos ambientes do nosso organismo. Nos seres humanos, existem grupos de bactérias na superfície ou nas camadas profundas da pele (microbiota dérmica), boca (microbiota oral), vagina (microbiota vaginal) etc. A microbiota mais importante é a intestinal (também conhecida como flora intestinal) onde encontramos uma população de micróbios vivendo em simbiose com o ser humano. Acredita-se ela contenha dezenas de trilhões de microrganismos, podendo pesar até 2 kg. 1/3 da nossa microbiota intestinal é comum à maioria das pessoas, enquanto os demais 2/3 são específicos a cada um de nós. Podemos dizer que cada microbiota é exclusiva, como um cartão de identidade, mas possuem as mesmas funções fisiológicas – com impacto imediato na nossa saúde.

A microbiota ajuda o organismo a digerir alimentos que o estômago e o intestino delgado não foram capazes de processar. Ajuda na produção de algumas vitaminas B e K e no combate às agressões de outros micro organismos, atuando como uma barreira do sistema imunológico e mantendo a integridade e o equilíbrio da mucosa intestinal e o bom funcionamento digestivo.

Fonte: Paleo Diário